Como escrever um livro de sucesso?

09/09/2022


Muitos se perguntam como, exatamente, os grandes escritores do mundo conseguiram se tornar bestsellers e se alçar ao posto de grandes influenciadores do pensamento humano.

Há, é claro, o óbvio: a qualidade dos seus textos. Não há história que resista a um texto ruim, mal escrito, com personagens frágeis e tramas desconexas. Mas se tudo dependesse apenas disso, grandes autores jamais teriam colecionado fracassos.

A primeira conclusão a que podemos chegar? Qualidade literária é fundamental, mas não é a única coisa que importa. A seguir, abordaremos alguns dos pontos mais importantes para te ajudar a escrever um livro de sucesso. Confira!

Como escrever uma obra campeã em vendas?

  1. Sonhe grande Sabe a diferença entre um objetivo gigantesco e um pequenininho? O efeito deles! Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno.

Tem mais: só um sonho grande te forçará a agir de acordo, o que nos leva ao segundo ponto.

  1. Tenha um plano claro Onde, exatamente, você quer chegar? Se isso não estiver claro, se a ideia for apenas publicar e esperar os ventos e as marés trazerem resultados, esqueça: eles dificilmente chegarão. Você precisará assumir o comando do seu negócio - e isso inclui entender que um livro é, sim, um negócio.

Assegure-se de que o seu livro esteja realmente bom. Isso inclui trabalhar revisão, capa e diagramação, convidar ou negociar o trabalho de algum crítico literário que você confie e, enfim, transformar a obra em uma obra de arte.

  1. Organize seu lançamento Sim, um lançamento de livro é importante. Mais: ele é fundamental. Organize o seu.

E não se iluda achando que os eventos presenciais são os únicos que garantem visibilidade para sua obra. Hoje, uma simples LIVE no Instagram pode movimentar centenas de pessoas de todos os cantos do Brasil! Portanto, entenda onde está seu público e considere o melhor formato para divulgar seu livro.

  1. Garanta sua distribuição

No caso de livros, isso significa que o seu deve estar nas principais livrarias online do Brasil.

  1. Monte um plano de divulgação Seu objetivo é responder à seguinte pergunta: como as pessoas saberão e se interessarão pelo menu livro?

A própria Internet te dará uma imensa gama de dicas e conteúdos relevantes. Pesquise, converse, discuta, escreva seu plano. Para começar, considere as seguintes opções:

Resenhas de livros: a importância das recomendações em ferramentas Períodos estratégicos para divulgar seu livro

  1. Permita-se errar, aprenda a acertar Acredite: não há inovação sem erro. E todo livro novo é, quase que por definição, uma inovação.

Problemas acontecem: aprenda a lidar com eles. Observe o que deu errado e busque a correção, seja alterando o produto em si ou organizando um outro evento. Aliás, lembre-se que sempre é possível lançar uma segunda edição do seu próprio livro!

  1. Não fuja dos fatos brutos Fatos brutos são aquelas realidades que doem. Quando lançamos algo tão pessoal quanto um livro, costumamos quase que caçar desculpas para eventuais fracassos. O livro não vendeu tanto quanto você imaginava? Não perca tempo achando alguém ou alguma coisa a quem culpar. Só assim você conseguirá mudar algo e dar uma guinada nos resultados.

Aceite a realidade que se colocar à sua frente, estude e, ajuste seu plano para alterá-la.

  1. Seja disciplinadamente resiliente Essa talvez seja a maior das dicas. Sabe o plano que você montou lá no começo? Atenha-se a ele.

Sim, variáveis entrarão em cena, fatos não planejados cairão como bombas pelo seu caminho e problemas surgirão. Conte com isso.

E saiba manusear as suas ações para que elas sempre, sempre sigam em direção aos objetivos que você traçou em seu plano.

Se você fizer isso, garantimos: os resultados virão.

Textos Baseados no BLOG do CLUBE DOS Autores.